segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Depoimento sobre leitura e escrita - Telma


A importância que se dá à leitura começa em casa. Graças a Deus tive pais que me mostraram a magia da leitura desde pequena. Acredito que a leitura na infância seja de extrema importância para o desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança.
Tenho muitas lembranças com leitura na minha infância. Mesmo quando ainda não sabia ler, lembro que eu gostava de um livro que falava sobre a vida e o comportamento dos animais. Meus pais ou meus irmãos liam e eu sempre ficava fascinada com a leitura. Depois ficava horas virando as páginas vendo as fotos dos animais. Mais tarde, quando já sabia ler, lembro dos gibis da Turma da Mônica e do Chaves. Lembro do livro "Panela de Arroz", lembro dos contos infantis (Os três porquinhos, Cinderela, Branca de Neve e os Sete anões etc). Na adolescência ia sempre na biblioteca municipal. Consigo sentir o cheiro dos livros. Lembro da coleção Vagalume. O livro que mais marcou nessa época foi "O diário de Anne Frank". Foi por causa do livro que pedi para minha mãe um diário para eu poder escrever.Tenho todos eles guardados no meu quarto. Escrevia todo dia a noite, deitada na minha cama e sonhando com a vida.
Depois continuei a ler diversos gêneros, mas o que eu mais gosto são livros de mistérios. O último livro que li foi "A rainha do castelo de ar" da trilogia "Millenium". Eu simplesmente amei! 
Relembrar de cada livro é tão emocionante porque além das histórias dos próprios livros, me fazem lembrar também de alguém, de algum lugar, de algum cheiro, de alguma pessoa, sentimentos. Os livros que li, fazem parte da minha vida, da minha história.
Além dos meus pais, meus professores também tiveram papel importante na leitura e escrita. E é por isso, que hoje tento inspirar meus alunos para que eles tenham esse amor pela leitura.
Telma 

2 comentários:

  1. No fundo, no fundo, nossas experiências iniciais com a leitura são todas bem parecidas...

    ResponderExcluir
  2. Eu concordo também! Lendo os outros depoimentos, me identifiquei muito!

    ResponderExcluir