terça-feira, 13 de novembro de 2012

Relato Reflexivo - Roseli



Como muitos colegas, optei por este curso para aperfeiçoar meus conhecimentos nesta área e também pela praticidade, uma vez, que o horário de estudo pode ser adaptado a minha rotina, além da comodidade de não demandar tempo de ir, voltar, trânsito, etc. fator que nos favorece muito, residindo em grandes centros urbanos.
A princípio, não tinha grandes expectativas, pois, como sou da área de Humanas, a leitura desde sempre esteve ao meu lado. Porém, o curso foi uma grande e agradável surpresa. Desde o inicio, a troca de experiências com os colegas foi muito gratificante: retornei ao passado, lembrei  de minha avó, que me alfabetizou , das primeiras leituras de infância, dos Gibis da Mônica, dos Almanaques, adolescência e junto vieram as lembranças dos professores que incentivaram a minha leitura, dos colegas, das escolas de ensino fundamental e médio e do meu curso técnico... Além de poder ouvir os relatos emocionantes dos colegas de curso. Foi muito agradável!
O curso também foi muito importante para a minha prática cotidiana. Ao desenvolver a leitura em sala de aula, procuro identificar o autor, a ideologia, o período em que ele escreveu, a finalidade de sua pesquisa, etc. Procuro realizar a leitura em silencio, depois, em voz alta e sempre procuro intervir, de maneira a esclarecer e elucidar as questões que estão implícitas nas palavras do autor, procuro manter o diálogo e procuro ler com emoção, para que eles consigam captar melhor aquele texto. No final, fazemos a interpretação em conjunto, de maneira que cada aluno deixe sua impressão, respeitando a individualidade de cada um e finalmente, após a interpretação oral, o texto escrito é produzido.
Além disso, procuro despertar o desejo da leitura, muitas vezes, dramatizando a história, para facilitar o entendimento e o significado, a fim de despertar o interesse de aprender, ler e contextualizar as situações diversas do cotidiano.
Para compor o Blog, contei com a ajuda das colegas do grupo, especialmente, Maria Amélia, depois eu consegui participar. E é sempre bom buscar novas formas de conhecimento, neste caso, o digital, para estar sempre nos atualizando, buscando novos saberes, para transmitir melhor o conhecimento nos alunos e a tecnologia também está cada vez mais presente na vida de todos. A produção da notícia também foi bem agradável, assim como, compartilhar da produção dos demais colegas.
O curso foi importante,  pois, além de trazer oportunidades para ampliar nossos conhecimentos que trarão grandes contribuições para a nossa prática diária, outro fator importante, foi que encontramos pessoas especiais em nosso grupo , através das afinidades devido a nossa prática diária, surgiram as amizades! ;p 

Nenhum comentário:

Postar um comentário