sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Relato Reflexivo - Iara


            Pensar sobre meu trajeto nesse curso me leva a uma série de reflexões, umas pautadas em minhas próprias vivências, outras em minhas ideias com referência aos conteúdos e ainda aquelas que foram sendo formadas no decorrer das semanas.
Ao iniciar o curso, o primeiro sentimento que surgiu dentro de mim é resumido em apenas uma palavra: DESISTÊNCIA. Ao olhar o emaranhado de informações que iam surgindo a cada clique, tinha a certeza que não conseguiria dar conta das tarefas. O ambiente virtual me era, confesso que ainda é um pouco, aterrorizador.  
Pensar em interagir com outras pessoas não me causava medo, mas sim compreender onde escrever, o que publicar, como iria para uma página e retornar. Sou uma usuária da rede, mas não com tantos recursos como desenvolvi no decorrer desse tempo.
As primeiras leituras dos tutoriais foram passando e adentrei definitivamente no módulo 1. Embora professora de Língua Portuguesa, nunca havia refletido sobre a incrível diferença entre a leitura no contexto digital e no não digital. Para mim, uma enorme experiência dotada de grandes aprendizagens, afinal a cada momento de nossa existência aprendemos, a cada simples ato de respirar imergimos num mundo de novas descobertas.
Para minha surpresa, o módulo dois me levou a uma mágica viagem, uma vez que rememorei momentos muito prazerosos vividos na minha tenra infância com minha mãe. Hoje como adulta, com minha família, posso afirmar que voltar ao passado me fez entender quais foram os processos que permitiram que eu me constituísse da forma que hoje sou. Possibilitar dividir no fórum com meus colegas as minhas primeiras experiências de leitura foi mais significativo do que poderia imaginar. Algumas vezes no decorrer de nossos dias não temos tempo para parar e pensar como pequenos atos são tão importantes e como os guardamos dentro de nosso baú de recordações. Assim, foi o segundo módulo para mim, uma redescoberta de tantas coisas e a possibilidade de estreitar laços com um grupo de colegas especiais, as meninas de meu grupo de estudo e minha tutora.
Confesso que pensar em criar um blog para mim foi um tanto quanto difícil, embora veja meus alunos postando inúmeras coisas em seus blogs particulares, para mim esse céu ainda era completamente nublado e agradeço muito todos os contatos e ajudas tanto de minha tutora quanto das meninas que possibilitaram que essa cortina se desnudasse e em meu céu brilhasse um lindo sol irradiante. Dessa forma, obtive superação no módulo 2 e adentrei o módulo 3 mais confiante para que pudesse produzir o gênero textual solicitado para o meu grupo.
A etapa de participar dos fóruns dos outros grupos foi muito divertida e motivadora, afirmo tal prerrogativa, pois além de ver que todos estavam superando as expectativas, possibilitou que pudéssemos voltar a interagir como no início do curso. Sei que ainda temos os fóruns coletivos, mas opinar nos textos e observar os comentários dos colegas sobre o meu texto exercitou minha imaginação, observação e um pouquinho de ansiedade também.
Hoje, chego a uma nova etapa, o módulo 4, confesso que sentirei saudades de todos que aqui conheci e espero que seja o início de um grande trabalho em conjunto. Mais do que simplesmente instruir-me de novos conteúdos, constitui-me. Reflexionei sobre minha prática e percebi o quanto é importante estar em continua formação e aprendizagem. 

Iara M.
9/11/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário